EPE e Sun Mobi fecham parceria para compartilhamento de informações

Dados sobre o comportamento do consumidor de energia elétrica vão ajudar a aprimorar o planejamento energético nacional

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) fechou uma parceria com a Sun Mobi visando obter informações mais detalhadas sobre o comportamento do consumidor de energia. A Sun Mobi fornecerá os dados de seus clientes relativos a 2019, sem identificar informações pessoais do consumidor, em respeito a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

Os dados serão utilizados pela EPE para aprimorar o planejamento energético nacional. Os dados poderão ser usados para estudar temas como a adoção de tarifas dinâmicas, geração distribuída e baterias, e seu potencial de impacto no sistema elétrico.

“Ficamos muito satisfeitos por poder colaborar com o planejamento, ajudando nos estudos que vão definir o futuro do setor elétrico brasileiro”, disse o sócio da Sun Mobi Guilherme Susteras, em nota à imprensa.

A Sun Mobi permite que empresas e residências tenham acesso a energia solar sem ter de instalar os sistemas nos locais. Atualmente a empresa possui usinas que somam 1,4 MWp localizadas em Araçoiaba da Serra e Porto Feliz (SP), e fornece energia diretamente a clientes em 27 municípios do interior e litoral de São Paulo, na área de concessão da CPFL Piratininga.

O levantamento é possível porque a Sun Mobi instala, no quadro elétrico de todos os seus clientes, um sensor que monitora o consumo de energia em tempo real. O sistema é utilizado para apoiar os clientes na identificação de potenciais desperdícios de energia, de modo a melhorar a eficiência de seu consumo.

“Nossa proposta é baseada em dados de pesquisa feita pela Energy Consumer Trust que comprovou que monitorar o próprio consumo permite que se reduza em até 15% a conta de luz. A ideia é que a relação do consumidor com a energia mude: queremos nosso cliente como protagonista e não como agente passivo nesse processo”, disse Susteras.