EDP Ventures realiza seu quinto investimento em startup no Brasil

Empresa que recebeu o aporte em parceria com outros dois fundos é a Colab, que foi finalista do programa de aceleração da elétrica em 2019

A EDP Ventures, braço de investimentos da elétrica em startups, participou de um aporte na Colab, empresa de tecnologia que aproxima governos e cidadãos para uma gestão pública mais colaborativa e eficiente. No total foram mais de R$ 3 milhões, aporte foi feito em conjunto pela Media Development Investment Fund (MDIF) e Luminate, braço filantrópico de governança e engajamento cidadão do grupo Omidyar.
Segundo comunicado, o novo investimento possibilitará o aumento de escopo do negócio da Colab. Foco será no crescimento da base de usuários e mais serviços e ferramentas para os dois lados: cidadãos e governos. Para atender a expansão, a startup também aumentará a sua equipe, que passará a ter cerca de 35 colaboradores.
Esse é o quinto investimento da EDP Ventures. E segundo a empresa, acontece nesta fase complexa durante a pandemia, mostrando nosso compromisso com o ecossistema e a capacidade de olhar a longo prazo. “Temos confiança que o Colab, com esse aporte, poderá expandir mais a própria atuação no mercado de utilities”, afirma Rosario Cannata, gestor de Investimento da EDP Ventures Brasil.
A empresa foi um dos finalistas do programa de aceleração da EDP em 2019, conseguindo apresentar suas soluções no Web Summit, um dos maiores eventos de empreendedorismo e inovação do mundo, realizado em Portugal. Mesmo sem vencer o concurso, a startup pernambucana fechou uma parceria com a EDP para um projeto piloto em Guarulhos, colocado em prática em fevereiro deste ano. Foi a primeira vez em que a startup trabalhou com uma concessionária de serviços. A participação da elétrica no aporte não foi divulgado.
O Colab oferece solução tecnológica tanto para governos como para a sociedade. Foi fundado em 2013 com a missão de auxiliar a gestão pública a se tornar mais eficiente e responsiva às demandas da sociedade. No mesmo ano, foi eleito o melhor aplicativo urbano do mundo pela New Cities Foundation. Hoje o Colab é usado por mais de 100 prefeituras do Brasil e conta com mais de 300 mil usuários.