Siemens tem novo pacote de soluções em nuvem

Empresa destaca aplicativo que é resultado de cocriação com um de seus clientes e que foi desenvolvida no centro localizado na unidade de Jundiaí (SP)

A Siemens aposta na qualificação do gerenciamento de energia e na eficiência energética dos clientes por meio do uso de dados em nuvem, além de possibilitar o monitoramento remoto de plantas. Esses são os principais pontos nos quais a empresa indica como os principais atrativos de  seu novo portfólio de soluções de Digital Grid no país. As novidades são as plataformas Energy to go! (E2go), Energy Efficiency Analytics (EEA) e Scada as a Service.

Dentre essas soluções o aplicativo E2go foi aprimorado em parceria com o Porto Sudeste, localizado em Itaguaí (RJ) e que é voltado para o carregamento de granéis sólidos de minério de ferro. A solução é resultado de uma cocriação entre o cliente e o centro Mindsphere Application Center (MAC). A plataforma coleta e aplica inteligência aos dados de medidores e relés de proteção para possibilitar maior transparência no consumo de energia elétrica, facilitando a tomada de iniciativas visando a redução de custos operacionais.

Agora, explica a Siemens, o aplicativo passa a ser comercializado como um Software as a Service (SaaS) oferecendo um acompanhamento dos principais indicadores energéticos de instalações, e cujos dados são disponibilizados de forma segura e acessível por meio de dispositivos móveis e computadores pessoais. A plataforma pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada usuário com a criação de diferentes gráficos para acompanhamento dos indicadores energéticos, como perfil de geração, consumo, demanda e tensão.

Na mesma linha, o EEA é uma ferramenta digital voltada para a indústria que oferece uma visão do consumo de energia de todo a planta. A solução promete a entrega de economia de energia e de emissão de CO2. Coleta dados energéticos e de processo da planta de forma remota e incorpora esses dados na nuvem por meio de ferramentas de Analytics, além de sugerir ações para redução do consumo de energia no local.

De acordo com a fabricante, o novo pacote de soluções inclui ainda o sistema Scada as a Service. Essa solução oferece monitoramento em tempo real que podem adquirir o serviço por meio de uma assinatura, sem ter a necessidade de comprar e instalar a ferramenta em sua infraestrutura.