A consultoria RSM Brasil acaba de desenvolver a ferramenta nomeada como EasyTUST, voltada para o setor elétrico. O objetivo é auxiliar no gerenciamento e integração das informações de pagamentos e recebimentos do TUST e do TUSD para geradoras e transmissoras, e isso, de maneira 100% automatizada. A funcionalidade promete reduzir em 50% o tempo de processamento das informações.
Segundo a consultoria, o processo é trabalhoso, pois são múltiplas fontes de captura de informações. Cita transmissoras, geradoras e ONS, tendo cada uma delas uma forma diferente de disponibilizar esta informação seja em arquivo Excel no site, faturas e Nfe´s no site, boletos e Nfe´s enviados por e-mail, dentre outras.
O sistema, conta a empresa, foi desenvolvido com ferramentas de Robot Process Automation (RPA), Optical Caracter Recongizer (OCR), Business Process Management System (BPMS) e Machine Learning. Permite automatização total do processo de captura e conciliação das informações que chegam das múltiplas fontes, além de possuir o conceito de Single Page Management  – em que os usuários buscam e operam todo o sistema em uma única página.