MME não abrirá mão do potencial energético da Amazônia

Ministro afirmou que está trabalhando para a expansão da energia elétrica na região

“O Governo não abrirá mão do potencial energético da Amazônia”, foi o que afirmou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, em reunião virtual com o deputado federal Joaquim Passarinho (PSD/PA) na última quarta-feira, 29 de julho. O tema do encontro foi “Os desafios da mineração e da energia na Amazônia”.

Sobre energia elétrica, o ministro deixou claro que está trabalhando juntamente com empresas e a Procuradoria Geral da República na expansão da energia elétrica na região. Além disso, Bento disse que está trabalhando para modernizar o setor elétrico e para reduzir o custo da eletricidade para o consumidor do Norte, que, segundo ele, paga a tarifa mais cara do país.

Em debate sobre a mineração, Joaquim Passarinho parabenizou Carajás por ser modelo mundial em mineração e comentou sobre novos projetos para o estado do Pará. O ministro destacou que o setor é de extrema importância para o país, sendo o segundo setor com maior contribuição para a sociedade durante a pandemia do novo coronavírus. Por isso, lembrou que o Pará é fundamental na balança econômica comercial e que já está sendo apresentado para o Presidente da República 10 planos de ação com 108 metas para o setor mineral.