O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), por meio da Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre), confirmou nessa semana a manutenção da acreditação do Departamento de Laboratórios do Fundão (DLF) do Cepel, reconhecimento formal da competência para a realização de atividades de ensaios e calibração, conforme seu escopo de avaliação.

A primeira acreditação do Departamento no âmbito da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios (RBLE) data de 2007, e desde então, o DLF vem sendo regularmente submetido à análises de conformidade de seu sistema de gestão, sendo recomendada a manutenção da sua acreditação, o que deve acontecer até dezembro de 2021.

O atual escopo do reconhecimento inclui ensaios elétricos e magnéticos em condicionadores de ar e ensaios elétricos, magnéticos e ópticos em lâmpadas e luminárias de diversos tipos e realizados nos laboratórios de Refrigeração e de Iluminação do Centro. A íntegra do escopo, com a lista dos produtos, classes de ensaio e normas e procedimentos correlatos podem ser acessados aqui.

O Cepel também é acreditado no âmbito da RBLE para a realização de ensaios em Motores de Indução Trifásicos e Transformadores de Potência em seu Laboratório de Eficiência em Máquinas Elétricas e em Transformadores do Departamento de Laboratórios de Adrianópolis (DLA). A última avaliação de conformidade da gestão, que inclui competência técnica para a realização dos ensaios, ocorreu em 2018. A próxima está prevista para dezembro desse ano.

A mesma data de reavaliação está prevista dentro do âmbito da Rede Brasileira de Calibração (RBC), onde a entidade é acreditada para calibrações de instrumentos e sistemas envolvendo grandezas relacionadas com Eletricidade e Magnetismo, como capacitância, resistência, potência, tensão e corrente elétrica e impulso atmosférico de tensão, com intervalo de tempo e frequência, e com instrumentos de medição de torque, mais especificamente transdutor de torque.