Voltalia fecha com empresa japonesa para construção de eólica no RN

Projeto de autoprodução será desenvolvido no cluster de Serra Branca e entra em operação em 2021

A Voltalia assinou este mês um contrato com a multinacional japonesa de construção TODA. Por meio da Voltalia Serviços, uma das empresas do Grupo, o contrato prevê o desenvolvimento do projeto, sua construção através de serviços de EPC além de Operação e Manutenção do parque eólico em Areia Branca, no Rio Grande do Norte por um período de oito anos. O modelo permite a construtora possuir um parque eólico desenvolvido, construído, operado pela Voltalia e dispor da energia gerada por ele. A construção está prevista para começar este ano e a operação comercial deve se iniciar em julho de 2021. Com capacidade de 28 MW, o projeto faz parte do cluster Serra Branca desenvolvido pela Voltalia, com potencial total de 2,4 GW.

De acordo com Robert Klein, CEO da Voltalia no Brasil, o contrato reflete a capacidade da Voltalia de oferecer projetos competitivos e completos, do desenvolvimento, na construção à operação. Segundo Klein, o cluster da empresa é atraente devido a toda a infraestrutura que ela já tem na região e os projetos se beneficiarem de economias de escala significativas no processo de construção, nas instalações de conexão assim como na operação e manutenção feitos pelas equipes

O contrato de prestação de serviços também terá duração de oito anos e prevê a operação e manutenção da infraestrutura elétrica para o fluxo de produção, como redes de média tensão, subestações e linhas de transmissão, bem como a supervisão dos serviços de O&M de turbinas eólicas realizada pelo fabricante e análise de desempenho das mesmas. O serviço prestado pela Voltalia contará com funcionários trabalhando em turnos, 24 horas por dia, sete dias por semana, além de outros, durante o horário comercial, para trabalhos administrativos, planejamento de manutenção, suporte e gerenciamento de engenharia. Além disso, três técnicos de campo serão responsáveis pelos serviços de manutenção da infraestrutura elétrica e supervisão das atividades de operação e manutenção de turbinas eólicas.

A partir do segundo semestre de 2020, a Voltalia passará a oferecer toda a sua experiência e tecnologia a partir do seu Centro de Operações localizado em Mossoró (RN), que estará 100% operacional nas próximas semanas. O Centro será responsável por monitorar e operar parques eólicos de todo o mundo e maximizará a produção de energia de todos os parques eólicos da Voltalia e de seus clientes.