A fabricante Vestas informou nesta quarta-feira, 26 de agosto, que concluiu a construção do parque eólico Folha Larga Sul (151,2 MW), da Casa dos Ventos, no município de Campo Formoso, na Bahia. Com 36 turbinas das mais potentes já instaladas no Brasil, com 4,2 MW cada, a usina prevê produzir 770 GWh por ano, que serão usados diretamente pela mineradora Vale em um contrato de fornecimento de 23 anos. Além do fornecimento das turbinas, o acordo prevê a prestação de serviços de operação e manutenção do parque eólico, pela Vestas, pelos próximos 20 anos.

O acordo entre as duas empresas também possibilita que, futuramente, a Vale se torne sócia do projeto. “Ter o parque eólico 100% operacional é um importante passo para fortalecer nossa estratégia de oferecer soluções de energia sustentável totalmente adequadas às necessidades de nossos clientes corporativos”, salienta Lucas Araripe, diretor de novos negócios da Casa dos Ventos.

“A conclusão deste projeto é mais um exemplo de nossa resiliência. Graças a um planejamento adequado, pudemos contornar as adversidades que surgiram neste momento e finalizar a instalação de todas as turbinas. Este empreendimento reforça o compromisso da Vestas com nossos clientes e também com a expansão de investimentos sustentáveis no país”, afirma Eric Gomes, diretor de Vendas da Vestas no Brasil.