O negócio de Power Conversion da GE informou na última terça-feira, 8 de setembro, a entrega de um dos maiores geradores já produzidos em sua fábrica de Campinas (SP). O equipamento, que pesa 90 toneladas, é refrigerado a água de pólo sólido e prevê 60 MW de potência a ser instalada na usina de cana-de-açúcar Incauca SAS, no municipio de Cauca, na Colômbia, informou a empresa.

No projeto, a multinacional contou com a parceria da Cybersteel para fornecer toda a solução à Incauca, como as peças de montagem e de reposição, com a empresa tendo o papel de integrar o gerador da GE com a turbina responsável pela geração de energia no empreendimento colombiano, que passará a utilizar uma proporção do bagaço de sua colheita de cana para gerar energia para a rede colombiana.

“O equipamento possui um rotor de peça única, sem parafusos nas extremidades dos pólos, característica responsável por eliminar, portanto, o risco de parafusos se soltarem em operação com danos extensos ao gerador e às operações dos clientes”, destaca  o diretor da GE Power Conversion para a América Latina, Rodrigo Elias.