CCEE apresenta PLD semanal e horário sombra em plataforma

Novos serviços de integração são fundamentais para assegurar agilidade e minimizar riscos operacionais para os agentes do mercado, afirma executivo

Para acompanhar a nova dinâmica das operações no mercado de energia elétrica com a implantação do PLD horário em 2021, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apresentou nesta terça-feira, 8 de setembro, os novos serviços de PLD semanal (patamar e submercado) e PLD horário sombra, ambos já disponibilizados na Plataforma de Integração, ferramenta que conecta os sistemas dos agentes com os da CCEE.

Segundo o gerente executivo de Arquitetura de Sistemas da CCEE, Dario Almeida, a solução complementa os canais de acesso oferecidos pela entidade para conectar o negócio do cliente de forma simples e acessar informações com rapidez, segurança e confiabilidade.

“O acesso facilitado e automatizado ao PLD, por meio de serviços de integração é fundamental para assegurar agilidade e minimizar riscos operacionais para os agentes do mercado”, afirma.

Com a utilização dos novos serviços, será possível ao agente utilizar o grande volume de informações geradas com a implantação do preço horário no ano que vem, com a conexão entre os sistemas da CCEE e dos agentes facilitando a execução das rotinas operacionais e o acesso aos dados.

Modelagem de ativos – Outro processo que será entregue de forma faseada dentro do escopo da Plataforma neste segundo semestre é o de modelagem de ativos, informa a CCEE. O crescimento acelerado do mercado também pressiona as atividades desse segmento, que faz parte do processo de adesão dos novos agentes ao mercado livre.

“O conjunto de serviços de integração que suportam a modelagem de ativos reduzirá de forma bastante significativa o esforço operacional dos agentes, contribuindo para o crescimento sustentável do mercado”, complementa Dario.