Linhão de Tucuruí desliga e corta 1,4 GW em Manaus

Desarme do circuito duplo na LT Silves/Lechuga aconteceu no início da tarde da última terça-feira (08); Interrupção recorde no ano para o SIN durou mais de 4 horas

Uma ocorrência no linhão de Tucuruí provocou um apagão de 1,4 GW na tarde da última terça-feira (08) em Manaus, informa o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Segundo o boletim, o circuito duplo da Linha de Transmissão em 500 kV Silves/Lechuga sofreu desligamento automático às 14:33 horas, causando a interrupção das cargas da Amazonas Energia na região.

De acordo com o boletim, a causa para o evento ainda deverá ser analisada. A normalização dos equipamentos, usinas e das cargas na capital amazonense foi iniciada às 14:51 horas, sendo totalmente finalizadas às 19:18 horas, quatro horas e 21 minutos após o desarme.

Esse foi o maior corte de carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) em 2020. O linhão já havia sofrido outras duas ocorrências neste ano, nos meses de fevereiro e março, mas envolvendo cargas inferiores e um tempo de recomposição da energia também menor.