State Grid termina ampliação de SE Nova Porto Primavera

Empreendimento teve investimentos de R$ 118 milhões e foi concluído dentro do prazo mesmo com pandemia

A State Grid Brazil Holding concluiu as obras de ampliação da subestação Nova Porto Primavera, pertencente à sua concessionária Porto Primavera Transmissora de Energia, localizada em Rosana, no interior do estado de São Paulo. A SGBH investiu R$ 118 milhões no projeto que ampliou a área e capacidade de transformação da subestação Nova Porto Primavera, com a instalação do terceiro banco de Autotransformadores de 440/230 kV e implantação de um pátio de 440 kV, elevando a capacidade de transformação da Nova Porto Primavera em 450 MVA. A SE Nova Porto Primavera escoa parte da geração da Usina Hidrelétrica de Porto Primavera.

Apesar das restrições impostas pela pandemia, o projeto foi concluído dentro do prazo estabelecido pelo órgão regulador. Para mitigar os riscos e impactos, a SGBH adotou protocolos especiais de emergência e prevenção, garantindo a realização das atividades com segurança, sem registro de caso de contágio de Covid-19 entre os cerca de 150 funcionários mobilizados.

De acordo com Anselmo Leal, vice-presidente da State Grid Brazil Holding, a ampliação é muito importante para o reforço do sistema de transmissão de energia elétrica em  São Paulo, garantindo também o suprimento de energia para Mato Grosso do Sul, que é totalmente dependente desse sistema de transmissão. Ainda segundo ele, o empreendimento também proporciona maior confiabilidade ao sistema, por melhorar as condições de operação de toda a rede.