Enel X e Ardian criam joint venture para armazenamento de baterias no Canadá

Parceria com empresa de investimentos inclui dez projetos para cerca de 30MW de capacidade

A Enel X e a companhia de investimentos Ardian firmaram uma joint venture para gerenciar os projetos de armazenamento de baterias da Enel X no Canadá e apoiar a aceleração do desenvolvimento de projetos semelhantes no país. As baterias representam um elemento-chave na transição para um sistema de energia descarbonizado, facilitando a flexibilidade e a estabilidade das redes. De acordo com Francesco Venturini, CEO da Enel X, a parceria com a Ardian Infrastructure representa um passo importante que apoiará ainda mais a expansão de soluções inovadoras de eficiência energética no mercado norte-americano.  Segundo ele, a empresa está comprometida em capacitar os clientes a ajudar a impulsionar a mudança para essas tecnologias.

Pelo acordo, uma empresa dedicada a veículos, 80% de propriedade da Ardian Infrastructure e 20% da Enel X, foi constituída para gerenciar os projetos de armazenamento de baterias no Canadá, atualmente incluídos na joint venture para cerca de 30 MW de capacidade. O portfólio de armazenamento em baterias é composto por dez ativos em Ontário e inclui dois projetos separados de 10 MW / 20 MWh previstos para entrar em operação comercial em 2021. Pela parceria a Enel X continuará construindo, operando e mantendo esses projetos e será responsável pelo desenvolvimento de iniciativas futuras.

Para Stefano Mion, Diretor Executivo sênior e co-head da Ardian Infrastructure dos Estados Unidos, o investimento reforça a posição da Ardian como um dos principais players do setor de energia sustentável nas Américas. Segundo Mion, esta última parceria, a primeira no Canadá, marca um importante avanço, na medida em que diversifica o portfólio de energia sustentável em um segmento em pleno crescimento como o de armazenamento de baterias. O sistema de armazenamento de baterias “behind-the-metter” é um componente atraente do ecossistema de energia sustentável, permitindo que os usuários armazenem eletricidade quando o valor é menos caro e a consumam quando os custos da rede são mais altos.

A parceria com a Ardian está alinhada com o compromisso da Enel X em promover a implantação de soluções de serviços de energia de ponta para clientes comerciais e industriais (C&I), aproveitando a oferta de serviços integrados da empresa para clientes finais. Todos os projetos de armazenamento da Enel X utilizam o software de otimização de Recursos Distributed Energy Resources da empresa, que tem a capacidade exclusiva de maximizar o potencial de ganhos em vários casos de uso, como programas de demanda e gerenciamento de energia. Por meio do apoio financeiro da Ardian, a plataforma permitirá que os clientes C&I implantem equipamentos de armazenamento de energia de última geração, com o objetivo de tornar o consumo de energia e a infraestrutura mais eficientes.

O acordo faz parte do compromisso contínuo da Ardian em investir em novas tecnologias e ativos de energia limpa com o objetivo de criar um mercado de energia mais sustentável e enfrentar as mudanças climáticas, como descrito em seu mais recente relatório de Infraestrutura Aumentada. Com 50 funcionários em oito escritórios nas Américas e Europa, a equipe da Ardian Infrastructure é líder mundial em gestão de fundos de infraestrutura focada nos setores de energia e transporte.