Cemig abre chamada pública para projetos eólicos

Energia será negociada no mercado livre de energia, empresa ainda estuda dois projetos solares flutuantes no reservatório da UHE Três Marias

A Cemig lançou nesta segunda-feira, 21 de setembro, uma chamada pública de Projetos Eólicos CP 01/2020, cujo objetivo é o de captar empreendimentos em estágio avançado de desenvolvimento. O foco está em sua aquisição para posterior desenvolvimento. A companhia, que possui um parque gerador composto de 100% de energia renovável, pretende aumentar os seus recursos próprios em energia eólica. A energia tem como destino o mercado livre.
Os proponentes deverão atender ao disposto no edital e enviar as informações sobre os projetos com dados sobre histórico e certificação de medições, informações sobre conexão e licenças de construção, estágio de formalização na Aneel, bem como sua proposta para venda do parque eólico. Depois de analisados, continua a Cemig, os projetos apresentados na chamada pública serão ranqueados, conforme critérios a serem publicados no certame. Finalmente, fechará os negócios com os projetos em melhor classificação, considerando sua demanda interna para novas energias.
Atualmente, a empresa possui cerca de 6 GW de capacidade instalada de energia elétrica. São dois parques eólicos localizados no Ceará: Parajuru, com 19 aerogeradores, e Volta do Rio, com 28, formando uma capacidade de geração de 70,8 MW.
Desde 2018, foram realizados pela companhia quatro leilões com a participação de geradores habilitados em certames promovidos pela Aneel. Os desenvolvedores dos projetos podem obter mais esclarecimentos até às 18h do dia 18 de outubro, por meio deste endereço de e-mail. As empresas interessadas devem protocolar os projetos dos parques eólicos até às 17h do dia 23 de outubro de 2020. O edital e demais documentos relacionados a este processo estão disponíveis no site da empresa.
A empresa ainda realiza estudos para implantar duas usinas flutuantes no reservatório da Usina de Três Marias, que terão 210 MW e 60 MW de potência instalada.