UHE Jirau viabiliza 5 mil testes da covid em Porto Velho

Doação de 20 kits integra o Projeto Testa Rondônia

Seguindo suas ações de enfrentamento à pandemia, a hidrelétrica Jirau doou 20 kits de extração de RNA viral para o Laboratório Central de Saúde Pública de Rondônia (Lacen), cada um contendo 250 unidades de testes, o que irá proporcionar a realização de cinco mil exames para diagnóstico da covid-19 no estado de Rondônia. A doação é parte do Projeto Testa Rondônia, criado pela usina com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O Lacen passou a realizar os exames RT-PCR no próprio estado desde março, provendo agilidade na liberação dos resultados, que antes vinham dos Centros Nacionais de Influenza (NIC: Fiocruz/RJ, Adolpho Lutz/SP), para onde as amostras eram enviadas. Além disso, uma parceria firmada com a Fiocruz-RO aumentou a equipe técnica e da capacidade de análise diária dos exames.

De acordo com a Assessora Técnica do Laboratório, Aline Linhares, desde então trabalha-se com rotinas de 18 horas diárias, todos os dias da semana, para atender às demandas causadas pela pandemia. Segundo a especialista, o material entregue pela UHE possibilita a detecção do material genético do vírus SARS-COV-2, sendo considerado “padrão ouro” para esse diagnóstico, utilizando metodologias preconizadas pelo Ministério da Saúde.

“É composto por um conjunto de extração, que permite a retirada do RNA viral e o isolamento do mesmo, e um conjunto de amplificação, que amplia o RNA isolado para que seja detectado ou não a presença do vírus na amostra do paciente”, explica.