A Cosan enviou um comunicado ao mercado nesta segunda-feira, 28 de setembro, informando sobre o cancelamento da oferta pública inicial de ações de sua controladora Compass Gás e Energia, empresa recentemente adquirida para permitir a expansão do grupo aos mercados de comercialização de gás natural e energia elétrica.

O pedido de registro da oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias (IPO, na sigla em inglês) foi feito à Comissão de Valores Imobiliários no início de agosto deste ano. A ideia era que, após o IPO, a Compass Gás e Energia fosse habilitada para participar do segmento especial de listagem do Novo Mercado da B3 e o pedido de registro como emissor de valores mobiliários “Categoria A.

No início de setembro, a Cosan chegou a divulgar um prospecto preliminar referente a oferta pública, porém sem ainda antecipar o intervalo de precificação dos papéis.

“Em continuação ao Fato Relevante divulgado em 8 de setembro de 2020, vem a público informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, tendo em vista a deterioração das condições de mercado, sua controlada, Compass Gás e Energia S.A., protocolará perante à CVM nesta data pedido de cancelamento da sua oferta pública de distribuição primária de ações ordinárias”, diz o fato relevante divulgado nesta segunda-feira, 28.