Statkraft anuncia construção de parque eólico de R$ 2,5 bi na Bahia

Empresa afirma que ampliou capacidade projetada do complexo Ibipeba em 450 MW com evolução tecnológica das turbinas eólicas, incorporação de novas áreas e ajustes de layout

A Statkraft anunciou que pretende iniciar em janeiro de 2021 a construção do parque eólico Ventos de Santa Eugênia (BA), o que fará a companhia mais do que dobrar sua capacidade instalada no Brasil, chegando a 967 MW com os 419 MW de potência instalada do empreendimento, que receberá um aporte de R$ 2,5 bilhões para ser concluído em 2023.

Nesta etapa inicial está prevista a implantação de 14 parques onde serão instaladas 91 turbinas de 5,7 MW produzidas pela Nordex em sua fábrica na Bahia. A previsão é de que os primeiros aerogeradores comecem a operar a partir de 2022.

Serra de Mangabeira e Ventos de Santa Eugênia representam a primeira fase do complexo Ibipeba, com aproximadamente 1,1 GW. Os projetos foram adquiridos no ano passado a cerca de 660 MW. Auxiliada pela evolução tecnológica das turbinas eólicas, incorporação de novas áreas e ajustes de layout, a empresa afirma que ampliou a capacidade projetada do complexo em aproximadamente 450 MW.