O CEO da Enel, Francesco Starace, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da Sustainable Energy for All. A SEforALL é organização internacional sem fins lucrativos que trabalha com a ONU para fomentar em escala as soluções necessárias para atingir a Meta de Desenvolvimento Sustentável 7, de acesso à energia acessível, confiável, sustentável e moderna para todos até 2030.

O anúncio veio depois que a SEforALL lançou recentemente um novo plano de negócios de três anos para ajudar a impulsionar ações em escala em direção à energia sustentável para o desenvolvimento e transições de energia. O plano reconhece a necessidade de fortalecer a defesa global enquanto expande atividades que priorizam a tomada de decisões baseada em dados, parcerias estratégicas e implementação específica.

De acordo com Starace, a energia deve estar no centro da agenda global para liderar o mundo em um caminho mais sustentável, com foco na ação de múltiplas partes interessadas especialmente em energias renováveis ​​e eficiência energética, que são chave para cumprir as metas de acesso à energia e mitigação do clima. Segundo ele, seu principal objetivo como presidente do Conselho de Administração da SEforALL será cooperar com os principais atores para acelerar a mudança crítica para uma energia mais sustentável, moderna e acessível para todos.

De acordo com Elizabeth Cousens, vice-presidente do Conselho Administrativo da SEforALL e presidente e CEO da Fundação das Nações Unidas, Starace é um líder visionário em energia com um longo histórico de ambição de negócios em torno da ação climática, sustentabilidade e acesso à energia para centenas de milhões de pessoas em todo o mundo que carecem dela. Segundo ela, a liderança de Starace pode ajudar a apoiar a organização a ir ainda mais longe e mais rápido para atingir o objetivo de acesso universal à energia.

Com menos de dez anos para cumprir o objetivo 7, o papel da SEforALL na condução de uma transição global de energia limpa se mostra importante. Starace ajudará a definir a estratégia e as operações da organização nos mais altos níveis. De acordo com ele, seu principal objetivo será cooperar com os principais atores para acelerar a mudança crítica para uma energia mais sustentável, moderna e acessível para todos.

Para Damilola Ogunbiyi, CEO e Representante Especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para Energia Sustentável para Todos e Co-Presidente da UN-Energy, ainda é possível alcançar o ODS7 até 2030, porém os próximos anos serão essenciais para aumentar o acesso à energia – especialmente após a pandemia de COVID-19. Ela conta que Francesco traz uma experiência que pode ajudar a SEforALL a entregar uma transição de energia verdadeiramente inclusiva, justa e sem deixar ninguém para trás.