REA Consult lança Manual do Investidor para Renováveis

Guia tem nove capítulos que cobrem tópicos que investidores precisam para desenvolver projetos bem-sucedidos

A REA Consult lançou o Manual do Investidor para Energia Renovável no Brasil. O guia reúne todas as informações essenciais para aqueles que estão desenvolvendo projetos de energia renovável no Brasil e para o público em geral que deseja compreender os mecanismos internos deste promissor e lucrativo mercado emergente. O Guia está disponível para download gratuitamente no site da REA.

De acordo com Rachel Andalaft, sócia fundadora da REA Consult, todos os elementos estão se encaixando para fazer deste o melhor momento para se investir no mercado de energia brasileiro. Segundo ela, o mercado brasileiro é bastante voltado para questões internas, o que dificulta seu entendimento por parte de investidores estrangeiros, acostumados a outros parâmetros de negócios. O Manual funciona como um guia interno para aqueles que estão desenvolvendo projetos de energia renovável no Brasil e para qualquer um que estiver curioso a respeito dos mecanismos internos deste mercado.

O Manual criado pela REA Consult é composto por nove capítulos que cobrem todos os tópicos que os investidores precisam considerar para desenvolver projetos bem-sucedidos de energia renovável no Brasil. Os Capítulos 1 e 2 abrangem os fundamentos dos mercados de eletricidade e energia no Brasil, indo além de luz do sol, vento e água e chega até as estruturas políticas, socioeconômicas e mercadológicas que de fato permitem que projetos de energia renovável realmente ganhem vida.

Os Capítulos 3 e 4 mergulham profundamente em elementos cruciais de estrutura corporativa e tributação para iniciativas de energia renovável no Brasil, explorando o caminho cada vez mais forte para o capital estrangeiro no país por meio das diversas opções para se estabelecer e operar entidades corporativas. A Demonstração do Resultado do Exercício no Brasil difere significativamente do Sistema 3S aplicado internacionalmente. No Capítulo 4, a REA Consult introduz seu modelo de avaliação financeira e de projetos, baseado em uma ferramenta proprietária e auditada por terceiros que integra a DRE e o 3S.

O Capítulo 5 entra em mais detalhes a respeito do financiamento de projetos de energia renovável, revelando uma ampla gama de participantes financiadores agora disponíveis para empreendimentos inovadores de energia. Enquanto isso, os Capítulos 6 e 7 examinam a regulamentação fundiária e acesso à rede no Brasil, simplificando o processo da principal reguladora, a ANEEL, e explorando as complexidades da regulamentação de terras nesta nação latino-americana em rápido desenvolvimento.

O Capítulo 8 aborda os desafios do licenciamento ambiental em um país que está tentando equilibrar o desenvolvimento econômico com esforços de conservação de impacto global. Para completar este manual abrangente, o capítulo final foca no aperfeiçoamento do fornecimento de energia renovável no Brasil, que forma a base industrial que impulsionará as energias solar e eólica para uma nova era de crescimento robusto.

Para a estreia do Manual, a REA Consult lançou o Capítulo 1: “Fundamentos do Mercado de Energia Renovável no Brasil”, no dia 08/10. Um novo capítulo será lançado a cada duas semanas ao longo dos próximos meses para levar os investidores a uma jornada de investimento em energia renovável no Brasil a partir de uma perspectiva interna.