Lab Procel seleciona mais cinco projetos para aceleração

Segunda chamada do programa da Eletrobras e Firjan Senai focou em aplicações generalistas nos setores residencial, comercial, industrial, serviços e setor público, além da digitalização do Selo Procel

A Eletrobras e a Firjan Senai anunciaram o resultado final do processo de seleção da segunda chamada do Lab Procel, programa para a aceleração de soluções inovadoras em eficiência energética. Foram escolhidos cinco projetos com ênfase para aplicações generalistas nos setores residencial, comercial, industrial, serviços e setor público, além do Selo Procel, com as startups e micro e pequenas empresas de base tecnológica recebendo aporte médio de R$ 800 mil cada uma para as iniciativas.

Entre os desafios temáticos propostos estão a Digitalização do Selo Procel (e-PROCEL) e os Dispositivos e Sistemas Computacionais para a Gestão Remota e em Tempo Real do Consumo Energético. O processo envolveu projetos de 30 empresas, sendo duas para o primeiro desafio e 28 para o segundo. As etapas seletivas ocorreram por meio de videoconferências, devido ao distanciamento social imposto pela pandemia.

O coordenador de Serviços Tecnológicos da Firjan Senai e gestor do Programa Lab Procel, Damian Gomez, salientou o nível técnico e a maturidade das startups participantes como diferenciais marcantes nesta segunda chamada. “São empresas preparadas e com propostas inovadoras em hardware e software para a nacionalização de ideias tecnológicas que atendam a demanda de eficiência”, destacou Gomez.

Para a aceleração, as iniciativas contarão com o suporte de equipes dos Institutos Senai em nível nacional, no intuito de desenvolverem e comercializarem os produtos das suas soluções e seus negócios. As empresas contarão ainda com um espaço físico do Lab Procel, localizado nodo Instituto Senai de Tecnologia (IST) de Automação e Simulação, no Rio de Janeiro (RJ), onde poderão trabalhar desenvolver com os seus projetos até dezembro de 2021. Ao final da etapa de aceleração, será realizado um evento de graduação – Demoday com todas participantes.