CCEE cria simulador para calcular os efeitos do PLD horário

Ferramenta vai auxiliar agentes na transição para o novo modelo de preços de energia, que entrará em vigor em janeiro de 2021

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) disponibilizou nesta semana um simulador simplificado de cálculo que possibilita a análise dos efeitos do PLD Horário para as operações dos seus agentes. A iniciativa tem como objetivo auxiliar o mercado na transição para o novo modelo de precificação, que entrará em vigor a partir de janeiro de 2021.

A disponibilização do material atende a uma das principais solicitações dos próprios agentes em pesquisa recente realizada pela CCEE. “Com esse lançamento, vamos suprir uma das maiores carências identificadas junto ao mercado e facilitar o entendimento dos efeitos da mudança de modelo para todo o setor. Aliada à divulgação do PLD Sombra e dos resultados Sombra do Mercado de Curto Prazo (MCP), a ferramenta nos ajuda a garantir uma transição segura e tranquila para o Preço Horário”, define Talita Porto, conselheira da CCEE.

No mecanismo, é possível montar simulações inserindo apenas os dados de consumo, geração e de contratos mensais disponíveis, além de selecionar o período desejado. Se o usuário quiser, também pode inserir manualmente informações relativas a encargos e ao Fluxo do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE). O arquivo calcula, então, os resultados do processamento com o PLD Sombra e com o Preço por semana e patamar em cada um dos submercados, além de exibir gráficos para comparação.