Governo inaugura UFV de 528 kWp na Esplanada dos Ministérios

Sistema instalado no telhado do prédio anexo ao Ministério da Defesa passou por três meses de avaliação e consegue suprir 50% da demanda energética da edificação

Em funcionamento há 90 dias na Esplanada dos Ministérios como um projeto-piloto do programa de eficiência dos gastos do Ministério da Defesa (MD), o sistema de 528 kWp de potência entre 1.600 painéis fotovoltaicos dispostos pelo telhado do prédio anexo ao MD foi oficialmente inaugurado na última segunda-feira, 19 de outubro. Segundo a avaliação, a usina está gerando, em média, 72.000 KWh ao mês, volume suficiente para atender cerca de 350 residências populares.

Com a usina o governo tem conseguido suprir mais de 50% da energia consumida pelo Anexo, reduzindo 69.513 kg de emissão de dióxido de carbono na atmosfera. Sob o aspecto financeiro, a UFV poderá reduzir em mais de 40% o valor da fatura de energia. O empreendimento, que possuí vida útil de 25 anos, contou com aporte de R$ 2,4 milhões, sendo o retorno estimado em torno de seis anos.

Vale lembrar que quando o consumo de energia for menor do que a capacidade gerada pela usina solar, o excedente será disponibilizado para a Companhia Energética de Brasília (CEB), gerando crédito pela energia injetada e abatimento no valor da conta de luz.