A fornecedora e sistemas de rastreamento solar Ideematec Inc. anunciou o lançamento do Horizon L:Tec, destinado a proteger módulos fotovoltaicos contra o chamado galope de torção, causado por vento extremos e condições climáticas adversas.

Com 190 metros de comprimentos e formado por dois módulos em retrato (2P) com tecnologia de bloqueio patenteada, o rastreador se integra aos módulos bifaciais para gerar mais energia, podendo também acomodar outros setups maiores. Os painéis são capazes de permanecer na posição retraída, em um ângulo de zero grau, contra ventos de até 290 quilômetros por hora, informa a companhia.

A solução baseia-se na tecnologia de acionamento desacoplado da Ideematec, que transporta cargas dinâmicas para postes de base e para longe das caixas de câmbio. Esses equipamentos requerem quatro vezes menos caixas de engrenagens e motores do que os convencionais, o que reduz significativamente o tempo de instalação e os custos de manutenção e melhora a eficiência geral do sistema.

Na avaliação de Mario Eckl, CEO da empresa, o projeto aprimorado responde à crescente demanda por equipamentos de instalação rápida para reduzir os custos de construção e são construídos para suportar os piores cenários, permitindo gerar energia mesmo em climas e geografias severas. Segundo ele, a solução estará disponível em todos os mercados a partir de janeiro de 2021.