Atlas consegue primeiro financiamento em dólar para projeto solar no Brasil

Crédito de US$ 67 milhões concedido pelo IDB Invest vai para UFV Jacarandá de 187 MWp, na Bahia

A Atlas Renewable Energy anunciou nesta segunda-feira, 26 de outubro, a obtenção de empréstimo de US$ 67 milhões do BID Invest, membro do Grupo BID e do DNB Bank ASA da Noruega para financiar a construção do projeto Jacarandá, usina solar de 187 MWp em desenvolvimento pela empresa no Brasil, no estado da Bahia. É a primeira vez que um projeto solar nacional é totalmente financiado em dólares.

O empréstimo foi garantido pelo IDB Invest, incluindo os fundos Clean Technology Fund e Canadian Climate Fund for the Private Sector in the Americas – Phase II, ambos administrados pelo IDB Invest, que forneceu uma parte do empréstimo, com uma participação do DNB Bank ASA.  A usina vai gerar 440 GWh por ano, o suficiente para abastecer uma cidade com mais de 750.000 habitantes e evitar a emissão de cerca de 35.000 toneladas de CO2 por ano com base no Protocolo Green House Gases, além de remover o equivalente a 36.800 veículos das ruas de São Paulo no mesmo período.

O projeto Jacarandá tem um Contrato de Compra de Energia de 15 anos com uma subsidiária brasileira da gigante americana de ciência dos materiais, a Dow Inc. O PPA fornecerá energia limpa para Aratu, uma das maiores unidades de produção da Dow no Brasil. Paralelamente a esta solução, a Atlas criou uma estrutura de financiamento com o objetivo de fornecer ainda mais garantia de preço ao seu cliente, assegurando um financiamento em dólares americanos. O negócio também se enquadra no Green Finance Framework da Atlas, um compromisso da empresa em desenvolver projetos que protejam e preservem o meio ambiente, ao mesmo tempo que aderem aos mais altos padrões de engajamento social e ambiental.

De acordo com Carlos Barrera, CEO da Atlas, o financiamento é uma inovação no setor e é um grande exemplo de como a Atlas trabalha com seus parceiros para encontrar soluções inovadoras que agregam valor significativo aos seus negócios, fornecendo energia limpa. Para Gian Franco Carassale, Chefe da Divisão de Infraestrutura e Energia do IDB Invest, a Atlas é um cliente estratégico do IDB Invest e as duas empresas compartilham muitos valores essenciais, incluindo a necessidade de reverter a mudança climática por meio de investimentos em energia renováveis. Segundo Carassale, Jacarandá é outro exemplo do compromisso da Atlas com os valores e com a capacidade do IDB Invest e do DNB Market em oferecer soluções financeiras inovadoras. Já Emilio Fabbrizzi, diretor administrativo do DNB Markets em Nova York, se mostra orgulhoso de apoiar a Atlas nesta transação histórica no Brasil com participações tanto em dólares e quanto reais junto com o IDB Invest.