Fepam autoriza obras de três CGHs no Rio Grande do Sul

Órgão ligado ao governo estadual emitiu liberação para usinas Touros II, III e V, que somam 6,95 MW

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) do Rio Grande do Sul emitiu três Licenças de Instalação com Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) para as Centrais Geradoras Hidrelétricas Touros II, Touros III e Touros V, localizadas no município de Bom Jesus (RS), e que somam 6,95 MW de potência instalada.

As usinas são considerados estruturantes para o estado, sendo monitorados também pela gestão da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), além de terem sido sinalizadas pelo Grupo de Trabalho (GT) das PCHs e CGHs como projetos fundamentais para o abastecimento de energia. As outorgas hídricas foram concedidas pelo Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Sema ainda no mês de outubro.

Com a LI, o principal investidor nos ativos, a empresa Eletrisa, poderá iniciar o processo de instalação, como a construção da casa de força, túnel de adução, barramento, tomada de água, canteiro de obras e acessos. Após essa fase, a Fepam deverá analisar novos documentos para a emissão da Licença de Operação, que dará autorização para o completo funcionamento das CGHs.