Equatorial antecipa ativo de transmissão em 15 meses

Empreendimento SPE 04 está totalmente pronto, mas metade está atrelado a uma subestação de outra transmissora e por isso não entrou em operação comercial

A Equatorial Energia informou que uma das suas SPEs de transmissão entrou em operação comercial. A concessão em questão é a SPE 04, que em 31 de outubro de 2020, começou com 50,6% das funções de transmissão que compõem a sociedade. A RAP total é de R$ 106,3 milhões, valores atualizados com referência de jun/20.

Segundo a empresa, todo o empreendimento está pronto, mas 49,4% das instalações está impossibilitada de entrar em operação comercial, devido a fase de implantação de uma subestação a que a SPE 04 se ligará, de propriedade de outra transmissora. “Desta maneira, foi solicitado ao Operador Nacional do Sistema a emissão do Termo de Liberação de Receitas (TLR) para obtermos 100% da RAP de R$ 213 milhões, conforme garantido no contrato de concessão”, destacou a empresa.

O Contrato de Concessão da SPE 04 foi assinado em fevereiro de 2017, e a sua entrada em operação representa uma antecipação de aproximadamente 15 meses em relação ao prazo regulatório que é de fevereiro de 2022.