A Bolt Energy assinou um PPA com a CGN Brasil Energia, para fornecimento de 15 MW ao longo de 5 anos a partir do complexo eólico de Lagoa do Barro, que está sendo construído no Piauí. O valor do contrato é de R$ 90 milhões. Esse é o primeiro contrato entre a geradora chinesa e uma comercializadora no Brasil.

Em comunicado à imprensa, o CEO da Bolt, Gustavo Ayala, avalia que esse contrato mostra que as geradoras estão começando a ver que o mercado livre é uma via segura para fechar negócios. E ainda, que com essa negociação a Bolt tem energia firme para atender o mercado livre para o futuro.

Pelo lado da CGN Brasil Energia, o contrato é classificado como “um ótimo acordo” que se tornou importante para a ampliação de portfólio no ACL, um ambiente de contratação que é a tendência entre as geradoras, avaliou Ana Carolina Molina, Head de Trading da geradora chinesa.

A CGN Brasil Energia comprou a Atlantic Renováveis, portfolio com 642 MW de capacidade instalada em projetos eólicos e outros 540 MW em solar da Enel. A gigante chinesa possui cerca de 70 GW de energia nos 17 países onde atua.Em outubro de 2019, venceu o leilão para um projeto greenfield de 248 MW, totalizando sua capacidade instalada a 1.430 MW.