Grupo Dimed recebe mais uma usina solar no Sul

UFV com mais de 3 mil painéis abastecerá 25 farmácias da rede Panvel no RS, que também aguarda a conexão de mais duas usinas em SC e PR

O Grupo Dimed, proprietário da rede de farmácias Panvel, recebeu na última semana mais uma central fotovoltaica da Norr Energia, com quem fechou contrato para ter cinco usinas gerando energia para 144 de suas lojas, provendo uma economia de 20% nos gastos com a conta de luz. Com 3.528 placas solares, a UFV Arno II foi inaugurada em Montenegro (RS) na semana passada e possui 1.217 kWp, capaz de produzir 1.680.000 kWh ao ano e que abastecerá 25 lojas da rede.

Esse é o terceiro empreendimento desse tipo da Panvel no estado gaúcho, sendo os outros dois em Vacaria, no telhado de uma das unidades, com 110 kWp, e em Rosário do Sul, com 1.304 kWp e que aguarda a conexão com a distribuidora local. O acordo com a desenvolvedora contempla ainda uma unidade de 1.140 kWp em Mondai (SC), já em operação, e outra de 1.390 kWp em Santo Antonio do Sudoeste (PR), com previsão para começar a funcionar em janeiro de 2021.

Ao total foram 14.952 módulos fotovoltaicos e 60 inversores instalados, todo kit fornecido pela multinacional catarinense Weg. A iniciativa teve 90,25% dos custos empreendidos pelo Grupo SKA de São Leopoldo e 9,75% por parte da Aurora Solar, empresa na qual a Norr possui 20% das ações.

“Levamos o modelo de negócio ao Grupo Dimed ainda em 2017, para fechar o acordo depois de três anos de negociação, que também reuniu um grupo de investidores, onde somos a parte técnica dos projetos, com a instalações e homologações dos parques, mas também figurando como um dos investidores”, explica Theodoro Rodrigues, um dos sócios da Norr Energia.