A Copel abriu na última quarta-feira, 18 de novembro, uma chamada pública para a contratação de energia proveniente de autogeradores, como usinas fotovoltaicas e centrais geradoras hidrelétricas. A previsão é contratar até 50 MWmédios na modalidade, equivalente a 438 mil MWh/ano ou 1,9% da carga anual da companhia.

A chamada integra um projeto-piloto da empresa que terá duração de cinco anos, no intuito de atrair produtores independentes de pequeno e médio porte, incluindo minigeradores, aproveitando ainda mais o potencial energético do estado, com capacidade para operar de maneira isolada ou conectado à rede de distribuição.

Para vender à Copel, os autogeradores terão de constituir uma microrrede, um sistema elétrico independente que funciona como uma “ilha de energia” e que irá abastecer um grupo de consumidores próximos. A concessionária ficará responsável pelo controle e segurança da operação. As melhorias envolvem redução do tempo de atendimento ao cliente e incentivo a inovação e integração tecnológica.