Amapá sofre mais um apagão

Falha causou desligamento na UHE Coaracy Nunes. CEA atua para restabelecer totalidade da carga

O estado do Amapá sofreu mais um apagão na noite de ontem, 17 de novembro, horas após o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, ter comparecido a uma audiência para explicar o primeiro evento ocorrido no estado. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico,  às 20h31min houve novo desligamento no estado e que o transformador da SE Macapá não apresentou problema. A Eletronorte relatou em nota que a UHE Coaracy Nunes foi desligada devido a um fator externo, provavelmente no sistema de distribuição.

A CEA, distribuidora do estado, também informou em nota que está atuando para a recomposição do sistema após a interrupção do fornecimento. De acordo com a concessionária, por questões de segurança o procedimento é feito com inserção de carga de forma gradativa.

Após o restabelecimento, a concessionária já havia inserido no sistema 97 MW de carga, até o fim da noite de ontem, volume que corresponde à metade da energia que estava anteriormente disponível.

A distribuidora está inspecionando linhas e SEs para identificar a causa desse novo apagão. Quando encerrou a recomposição, a carga era de 190 MW,  sendo 118 MW do transformador da SE Macapá e 72 MW da UHE Coaracy Nunes. O restabelecimento foi concluído à 1h desta quarta e o fornecimento voltou em rodízio às 4h dos bairros que ainda estavam sem o fornecimento. Tartarugalzinho continuou sem atendimento até 2h30min por dificuldades adicionais.

O apagão é o segundo no estado no mês, que após um incêndio no transformador da SE Macapá, ficou às escuras. A SE Macapá conecta o estado ao Sistema Interligado Nacional. Pepitone prometeu na audiência realizada na manhã de terça-feira, 17, que em dez dias divulga o relatório sobre as causas do incêndio.