Com mais de 800 academias espalhadas pelo Brasil, abrangendo também a marca SmartFit, o Grupo Bio Ritmo vem utilizando desde janeiro uma solução da multinacional francesa GreenYellow para otimizar seu processo de gestão das contas de energia de 212 unidades, sendo 87 em Média Tensão (entre 1000 V e 50 kV) e 140 em Baixa Tensão (inferior a 1000 V), estimando uma economia de R$ 560 mil ao ano.

De acordo com Pierre Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow no Brasil, uma das vantagens do EasyEnergy é simplificar o pagamento das faturas junto às concessionárias, permitindo à rede ter acesso fácil às contas, bem como visualizar de forma mais clara o que foi consumido no mês. A plataforma realiza análise do consumo mensal e uso da demanda contratada de forma gráfica e visual, facilitando a comparação entre unidades ou períodos.

“Vamos oferecer adicionalmente alguns painéis para a telemedição nas academias mais importantes, a fim de entender a curva de carga nessas unidades e, assim, identificar oportunidades de eficiência energética”, complementa o executivo.

Outro fator importante é a ferramenta pode evitar o atraso na quitação dos débitos, o que pode gerar multa, ou o pagamento dobrado da mesma fatura. Além disso, a companhia desenvolveu um estudo acerca dos contratos de fornecimento de energia das academias em Média Tensão, com o objetivo de alcançar oportunidades de redução de custo com ajustes dos contratos com as concessionárias, envolvendo demanda e modalidade tarifária.