A hidrelétrica de Emborcação (1,1 GW), localizada no município de Araguari (MG), na divisa com o estado de Goiás, acaba de ter sua energia certificada pelo sistema International Renewable Energy Certificate Standard (I-REC) – plataforma internacional de auditoria e emissão de Certificados de Energia Renovável. O reconhecimento é inédito para a Cemig e permite que a companhia comprove a seus clientes a sustentabilidade de sua operação.

A certificação significa que a energia da usina pode ser utilizada para neutralizar emissões de gases de efeito estufa (GEE) no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol – ferramenta desenvolvida pelo World Resources Institute (WRI), método utilizado por empresas e governos para a realização de inventários de GEE.

Segundo o gerente de Relacionamento com os Clientes de Alta Tensão de Médio Porte da Cemig, Eduardo Lima Resende, o reconhecimento permitiu a companhia vender energia para o RE100, grupo que congrega empresas comprometidas com consumo vindo de renováveis e que já conta com mais de 260 marcas, representando uma demanda de mais de 228 TWh.

“São grandes empresas como 3M, Danone, Nestlé e Novo Nordisk, além de outros clientes livres que têm priorizado a sustentabilidade e exigem certificados como esse para divulgação em seus relatórios”, destaca o gerente, afirmando que o certificado também possibilitou a renovação de um contrato de compra e venda com uma grande multinacional presente no estado.