PCH de 13 MW obtém Licença de Operação no RS

Fepam autorizou início das atividades da usina de R$ 75 milhões no rio Forquilha

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) comunicou nessa quarta-feira, 25 de novembro, que emitiu a Licença de Operação para a pequena central hidrelétrica Forquilha IV, localizada entre os municípios de Machadinho e Maximiliano de Almeida, no Rio Grande do Sul. O documento autoriza o início da atividade no rio Forquilha, prevendo a geração de 13 MW.

A PCH é de responsabilidade da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento (Creral) e recebeu investimento de R$ 75 milhões. Nos dois anos de construção e efetivação do projeto, foram criados mais de 100 empregos, e a partir de agora, a mão de obra será terceirizada pelas cooperativas regionais.

A usina irá lançar a energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN), conectada por meio de uma subestação construída pela própria empresa no município de Maximiliano de Almeida, doada à concessionária de energia local. Para os próximos anos, a Creral planeja investir em outros empreendimentos de energia em Ijuí e Ibiruba, garantindo maior eficiência energética na região.

Somente em 2020, a Fepam emitiu 24 documentos para PCHs e centrais geradoras hidrelétricas (CGH) entre Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO), tendo atuado ativamente para que os processos não parem mesmo durante a pandemia.