Desafio da CTG Brasil é destaque em hackathon sobre efeitos climáticos

Monitoramento de rios, agrofloresta e projeção de eventos climáticos vencem categoria no Climathon 2020

Como uma das patrocinadoras Climathon 2020, competição que visa mitigar os efeitos climáticos, a CTG Brasil, junto a organização do evento, selecionaram os três projetos mais inovadores e com potencial de contribuir com a causa, nesse caso sob o tema Resiliência Climática para Negócios e Comunidades frente a Eventos Extremos.

A premiação aconteceu no dia 18 de novembro e congratulou o Observatório da Costa Amazônica (OCA) como primeiro colocado, por mostrar uma iniciativa para monitorar as condições de zonas costeiras e rios via sensores e análise técnica.

A Associação de Produtores Orgânicos do Mato Grosso do Sul (APOMS) ficou em segundo lugar, com a proposta de um programa que conecta pequenos produtores do Mato Grosso do Sul em sistema agroflorestal com empresas com necessidade de recuperação de Reserva Legal e Área de Preservação Permanente (APP), colaborando com o restabelecimento do ciclo hidrológico.

Como terceira colocada, a Xtreme Solutions apresentou um aplicativo com projeções regionalizadas de eventos climáticos extremos, no intuito de dar suporte à tomada de decisão das empresas de geração de energias renováveis onshore e offshore frente aos riscos desses eventos no futuro.

A competição foi realizada nos dias 13 e 14 de novembro, e contou com 250 inscritos, 16 mediadores e 26 grupos finalistas. Os primeiros classificados em cada uma das três categorias (inclui-se Gestão do Resíduo no Caminho e no Mar e Impacto com Resíduo e Microplástico – Soluções por uma Moda Circular) receberão sessões de mentoria concedidas por investidores de impacto, incluindo José Renato Domingues, vice-presidente Corporativo da CTG Brasil.

Os vencedores também terão a oportunidade de concorrer à premiação global, que oferecerá uma vaga para incubação no EIT Climate-KIC, comunidade de conhecimento e inovação apoiada pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia. Os segundos e terceiros lugares de cada categoria participarão de uma rodada shark tank com os investidores-mentores. Os participantes ainda terão visibilidade frente a investidores-anjo e a uma rede internacional.