Evento na INB Caetité marca volta da produção de urânio no Brasil

Expectativa é que sejam prospectadas 260 toneladas de concentrado de urânio por ano quando a nova Mina do Engenho (BA) atingir sua capacidade máxima

A Indústrias Nucleares do Brasil – INB realizará no dia 1º de dezembro um evento para celebrar a retomada da produção de urânio no Brasil, a partir da lavra a céu aberto de uma nova mina na Unidade de Concentração de Urânio de Caetité – URA, na Bahia, chamada Mina do Engenho. A cerimônia acontecerá na unidade e contará com a presença do Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Segundo a INB, a retomada da produção representa um fator importante para a geração de empregos e recursos para a região do sudoeste baiano. A expectativa é que sejam produzidas 260 toneladas de concentrado de urânio por ano, quando a Mina atingir a sua capacidade máxima. O urânio é a matéria-prima básica para a fabricação do combustível que abastece as usinas nucleares.

As atividades de mineração na unidade foram paralisadas em 2015, após a exaustão do processo de extração a céu aberto da primeira área que foi lavrada, a Mina Cachoeira.