BBCE: operações crescem 83,1% em novembro

Plataforma transacionou R$ 6,18 bilhões, valor 35% maior que o registrado no mês de outubro e 139% se comparado ao mesmo período de 2019

A plataforma de negociação de energia elétrica BBCE registrou, em novembro de 2020, crescimento de 83,1% nos negócios em novembro na comparação com igual período do ano passado. No total, foram negociados cerca de 21 TWh, o que também representou alta de 6% em comparação a outubro de 2020.

Foram negociados em novembro na BBCE 5.818 contratos, crescimento de 49,8% quando comparado com o mesmo período de 2019. Contudo, há uma redução de 24,8% em relação a outubro, que foi um dos melhores meses da história do mercado livre.

De acordo com Carlos Ratto, presidente do BBCE, desse montante, destaca-se o incremento 29% do tíquete médio em relação a outubro. “Tivemos menos contratos, porém o volume em GWh e em reais significativamente superior”, escreveu o executivo em release divulgado à imprensa.

O volume financeiro transacionado alcançou R$ 6,18 bilhões, valor 35% maior que o registrado no mês de outubro e 139% se comparado ao mesmo período de 2019.

Ratto explica que o mês foi marcado por uma forte incerteza, tendo em vista que o preço da energia seguiu em patamar elevado. “O mercado estava incerto qual seria o teto, ou seja, o maior valor da energia. Diante disso, tivemos uma concentração dos volumes na segunda quinzena do mês”.