Cemig anuncia obras de R$ 34 mi em Governador Valadares

Companhia está construindo duas subestações e três novas linhas de distribuição na cidade até maio de 2021

Atenta ao desenvolvimento econômico do Vale do Rio Doce, a elétrica Cemig anunciou que irá investir R$ 34 milhões na construção de duas subestações (SE) em Governador Valadares, uma transformadora e outra seccionadora, além de três Linhas de Distribuição (LD) para interligar os novos empreendimentos a rede existente até maio de 2021.

A SE Governador Valadares 5 vai acrescentar ao sistema elétrico da região 50MVA, oferta suficiente para atender uma demanda de cerca de 100 mil consumidores. Além da cidade, os municípios de Alpercata e Periquito vão ter a sua disponibilidade de energia aumentada, beneficiando-se das obras.

O ativo terá todas as operações telecomandadas remotamente via Centro de Operação da distribuidora, sendo totalmente digitalizado e com sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção, que permite aos operadores realizarem, à distância, as intervenções necessárias nos equipamentos de alta tensão.

Já a subestação Governador Valadares 7 é uma subestação seccionadora, estrutura que proporciona uma maior flexibilidade operativa, com a divisão maior dos circuitos o que agiliza os atendimentos em caso de falta de energia, diminuindo o tempo e a quantidade de clientes interrompidos. Os três trechos de Linhas de Distribuição (LD) em 138 KV somam cerca de 30 quilômetros, com 105 MVA de potência e irão beneficiar diretamente a vida de quase 300 mil mineiros que vivem na região.