P&D da Cemig atua em gestão de emergência nas barragens

Projeto quer desenvolver plataforma online de treinamento contínuo das equipes de segurança

A Cemig desenvolve um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento para preparar equipes que possam atuar não apenas nessas situações, mas também em ações preventivas internas, visando resguardar a integridade de suas estruturas e evitar o rompimento de suas barragens. É o P&D GT0597 – PAEplay – A ferramenta de apoio ao treinamento contínuo nos procedimentos de monitoramento do estado das barragens da Cemig e de utilização do PAE. A iniciativa é uma parceria com a Venidera Pesquisa e Desenvolvimento, dentro do Programa de P&D regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica. O investimento total do projeto é de R$ 4,7 milhões, sendo que a Cemig contribuiu com 97% desse valor, com recursos do programa.

O objetivo do projeto, que teve início em 2018, é desenvolver uma plataforma online de treinamento contínuo das equipes envolvidas com segurança de barragens por meio da criação de um sistema chamado “PAEplay”. O sistema tem o intuito de emular o comportamento de barragens e dos agentes de resposta, visando a especialização das equipes, utilizando a técnica de “gamificação”. Faz parte do escopo, ainda, a elaboração de arvores de falha para diversas barragens da Cemig, o que, além de incorporar a inteligência artificial do sistema na gestão de emergências, irá melhorar os procedimentos de monitoramento e manutenção dessas estruturas.

De acordo com o engenheiro de segurança de barragens da Cemig e gerente do projeto por parte da empresa, Daniel Etchegaray Mendes, a Cemig busca, com o projeto, a preparação das equipes para atuarem em situações emergenciais e preventivas, reforçando ainda mais os procedimentos da companhia relativos à segurança da população. Os testes com a primeira versão da plataforma online do PAEplay deverão ocorrer no ano que vem.

Até o momento, o projeto desenvolveu diversas metodologias de análise de riscos aplicadas a barragens, que embasaram o desenvolvimento de um protótipo simplificado para definição das mecânicas que serão aplicadas à plataforma online. O projeto também tem publicado artigos com conteúdo técnico em seminários e congressos de renome, tendo recebido o prêmio de “Melhor Paper” na Conferência Internacional de Barragem pelo artigo “Application of fault tree analysis in understanding the mechanism of internal erosion in dams”.