A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou aperfeiçoamentos nos indicadores de desempenho utilizados no programa de performance organizacional do Operador Nacional do Sistema Elétrico para 2021. Foram feitos ajustes no Indicador de Atendimento ao Limite de Desempenho dos Fluxos Sistêmicos (ADFS), mas a novidade é a inclusão do Indicador de Previsão de Geração Eólica (IPEol).

O IPEol está relacionado à necessidade de uma maior precisão na previsão da geração eólica, para uma operação mais segura e otimizada do Sistema Interligado. Ele é apurado por subsistema mas agregado em um resultado único  para o SIN, considerando o peso de cada submercado. Sua apuração é feita a cada meia hora, consolidada em um valor mensal e, finalmente, no indicador anual, que é a média dos doze meses medidos.

A Aneel vai avaliar para 2022 a inclusão de dois novos indicadores. Um deles para apurar os desvios entre os valores previstos e os verificados da geração solar, e o outro para medir as diferenças entre os despachos de curtíssimo prazo do modelo Dessem (que tem periodicidade semi-horária) e os da programação diária de operação. Também será avaliada a conveniência de alterar as meta dos indicadores já existentes.

O programa de performance do operador foi estabelecido em 2017 por resolução da Aneel e prevê o pagamento de bonificação aos colaboradores da instituição por cumprimento de metas anuais de desempenho, que devem ser homologadas pela agência reguladora.