A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica deu inicio ao último repasse do empréstimo da Conta COVID para as distribuidoras impactadas pelo cenário de isolamento social. O pagamento ocorreu conforme informações publicadas no Despacho nº 3.621/2020, da Aneel. A parcela, de R$ 77,5 milhões, considera os valores dos termos de adesão para o período e os montantes remanescentes das transferências anteriores.

Segundo informações da CCEE, já foram repassados 99% dos valores contratados pelas companhias que aderiram à medida, o que corresponde a um total R$ 14,65 bilhões. A remessa final ocorrerá em Janeiro de 2021, onde será concluída esta etapa do acordo. Das 61 concessionárias e permissionárias de distribuição participantes, 55 já receberam todo o previsto em seus termos de adesão. Conforme mostra o gráfico divulgado pela instituição.

A conta covid, que foi criada pelo Governo Federal, por meio do Decreto 10.350/20, foi financiada por um pool 16 instituições financeiras lideradas pelo BNDES, sendo o Bradesco o gestor da operação. Os valores, que são geridos pela CCEE, vão ajudar a compensar a queda de faturamento e antecipar receitas das distribuidoras, impactadas pela redução no consumo de energia durante o período.