A Cemig ampliou o prazo para receber propostas de projetos de eficiência energética que tenham como objetivo otimizar o uso da energia por meio da melhoria de instalações dos clientes e da implementação de fontes incentivadas. As regras cumprem as determinações do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Aneel. Os interessados têm até o dia 18 de janeiro para se habilitarem.

A Chamada Pública destinará R$ 36,6 milhões aos projetos aprovados, conforme critérios estabelecidos pelo edital e pela Aneel. As propostas podem partir de clientes das classes industrial, residencial (condomínios), comércio e serviços, poder público e serviço público, rural e, ainda, projetos que compreendem a eficientização da iluminação pública. Poderão participar todos os clientes que estiverem em dia com suas obrigações legais junto à companhia.

De acordo com distribuidora, a Chamada Pública cumpre o papel de democratizar o acesso dos clientes a iniciativas que contribuem para a promoção de tecnologias mais modernas e eficientes. Ainda segundo a companhia, nos últimos chamamentos a Cemig recebeu propostas que resultaram na modernização da iluminação, incluindo a iluminação pública, de equipamentos de ar-condicionado, motores, equipamentos de lavanderia hospitalar, instalação de sistema de aquecimento solar de água e implantação de sistemas fotovoltaicos.