A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico vai oferecer capacitação sobre segurança de barragens para servidores públicos dos órgãos gestores estaduais que atuam na área e profissionais da Defesa Civil. As inscrições para a seleção dos interessados estarão abertas a partir da próxima sexta-feira, 15 de janeiro e vão até 29 de janeiro.

O curso é uma parceria da ANA com a Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia. Serão oferecidas 36 vagas, com prioridade para pelo menos um candidato por unidade da federação, que será escolhido por um sistema de pontuação estabelecido no edital. A especialização em reservatórios de usos múltiplos terá carga horária de 476 horas, divididas em dez módulos e 22 disciplinas sobre a Política Nacional de Segurança de Barragens. As aulas virtuais serão ministradas de 12 de março de 2021 a 30 de janeiro de 2022 por meio da plataforma Moodle.

O candidato deve ser servidor efetivo, ter disponibilidade de oito horas semanais para o curso e ser formado em Geologia ou em engenharia Civil, Sanitária e Ambiental, Ambiental, Sanitária, Agronômica (ou Agronomia), Agrícola ou Geológica. O curso será sem custo para o aluno, que terá de arcar com despesas de passagens e hospedagem para atividades complementares.

A seleção terá uma única etapa, com análise do histórico escolar da graduação, experiência profissional nos últimos dez anos sobre segurança de barragens e capacitação em cursos de pós-graduação ou extensão nesse período. O resultado será divulgado em 22 de fevereiro. O edital e a ficha de inscrição podem ser acessados aqui.