A Neoenergia desenvolveu um sistema inteligente de gestão de Planos de Segurança de Barragens (PSBs). A iniciativa, que é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Aneel, terá o projeto piloto aplicado na Usina Hidrelétrica de Itapebi, localizada na Bahia.

Segundo a companhia, a ferramenta usa tecnologia georreferenciada e algoritmos inteligentes, unificando os processos e informações previstos nos planos de segurança em uma única plataforma, de forma a simplificar, dar agilidade e maior assertividade às ações. O projeto, que está sendo desenvolvido em parceria com o Lactec, tem como diferencial a visualização em 3D da usina, além da análise de risco com definição das ações de manutenção prioritárias.

A concessionária informou ainda que quando a plataforma estiver em uso, os técnicos poderão atualizar os dados diretamente no sistema ao fazerem as inspeções em campo com o suporte de tablets. Além do papel do colaborador, são importantes os dados fornecidos pelos equipamentos que auxiliam no monitoramento das estruturas, como pressão e nível da água e movimentações em pontos estratégicos.