BR Distribuidora conclui compra da Targus Energia

Aquisição marca entrada da empresa na comercialização de energia

A BR Distribuidora concluiu a aquisição da comercializadora Targus Energia, anunciada em novembro do ano passado. Com o término da operação, a empresa anuncia sua entrada definitiva em um novo segmento: a comercialização de energia elétrica. A BR tornou-se sócia majoritária do Grupo Targus Energia e, após a conclusão de todos os aportes previstos para até 31 de dezembro 2021, será detentora de 70% do seu capital social.

Além do fechamento do negócio, a BR também celebrou acordo de acionistas com os atuais sócios da Targus, que vigorará por 15 anos, e que prevê, opções de compra para aquisição dos 30% da participação societária remanescente. Com isso, a BR passa a poder ofertar um produto adicional dentro do seu portfólio, seguindo a visão de oferecer a energia que a sociedade demandar, da forma e no momento que ela demandar. A BR oferecerá produtos e serviços relacionados ao mercado livre de energia, produtos de geração distribuída e soluções ligadas ao futuro mercado livre de gás.

A novidade atende as áreas de B2B e de rede de postos da companhia. Será possível ofertar os novos produtos para aproximadamente 14 mil grandes clientes da BR dos mais variados segmentos, assim como todos os quase 8 mil postos da rede da companhia.

A nova comercializadora de energia possui uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Atua com foco na prestação de serviços especializados, a partir de um modelo de negócio pautado na independência comercial. Só assim é possível gerir a contratação e a comercialização de energia com transparência e eficiência. Todo o portfólio será oferecido com a credibilidade e segurança proporcionada por uma empresa com a história e relevância que a BR possui, aspectos que são de suma importância no contexto do mercado de energia elétrica brasileiro.

Por meio da Targus, a BR oferecerá suporte integral em todas as etapas para a migração para o mercado livre, desde a adequação do sistema de medição até adesão à Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. Além do processo de migração, os clientes também contarão com assessoria após o início das suas operações no ACL. A BR também atuará como fornecedora de energia de seus clientes, sempre buscando customizar as características para se adequar ao perfil de consumo de cada um, que poderão inclusive contar com uma economia garantida pela BR.

Além dos produtos tradicionais, a BR vai possibilitar ao cliente ser um consumidor varejista. Esse consumidor possui um cadastro simplificado dentro da CCEE, com todas as obrigações operacionais sendo de responsabilidade da própria BR. Este modelo é uma alternativa para os clientes que desejam acessar os benefícios do ACL, mas com uma contratação mais simplificada.

Geração Distribuída – A BR oferecerá aos clientes com um menor consumo de energia, principalmente para os conectados em baixa tensão, a chance de ter acesso direto a energias renováveis, principalmente solar e PCHs. Os clientes não têm necessidade de realizar nenhum investimento, bastando aderir ao consórcio relacionado à usina para receber os créditos. Dessa forma, o modelo oferecido pela BR garantirá aos consumidores, além de economia em relação à sua fatura de energia original, acesso a uma fonte sustentável de energia, sem a necessidade de realizar nenhuma obra.