A obra da PCH Bela Vista acabou de concluir mais uma etapa. Foi realizada a descida do primeiro estator no poço da casa de força. O estator é a parte externa e fixa da unidade geradora de energia. A partir de agora, a obra avança rapidamente para a montagem eletromecânica dos equipamentos de geração e a execução das últimas etapas de concretagem da casa de força principal.

As obras estão próximo de 85% de realização e devem ser finalizadas até agosto de 2021. Até lá a PCH já estará produzindo energia, já que as quatro unidades geradoras começam a entrar em operação, uma a uma, no mês de abril. As equipes também concentram esforços na conclusão do circuito de geração. A construção da tomada de água, ponto de captação do reservatório para os condutos que levarão até as turbinas, já atingiu 90%.

A PCH Bela Vista, que fica instalada no Paraná, terá capacidade para produzir 29,8 MW de energia, com capacidade para atender cerca de 100 mil consumidores. São três geradores na casa de força principal, com capacidade de produção de 29,3 MW, e outro na casa de força complementar, com potência instalada de quase 0,5 MW.