O Grupo Energisa desenvolveu 90 robôs para automatizar e agilizar processos da empresa. Sem substituir a força de trabalho humano, os mecanismos realizam mais de 15 milhões de transações por mês para todas as empresas da corporação como faturamento e arrecadação, gestão de serviços, infraestrutura, contabilidade, serviços financeiros, serviços de RH, suprimentos e telefonia e redes.

Segundo a Energisa, os robôs começaram a ser desenvolvidos há cerca de dois anos na Central de Serviços Energisa (CSE) e, para 2021, a meta é potencializar os benefícios gerados pelo RPA (Robotic Process Automation), combinando a sua utilização com análise preditiva de dados, agilizando a tomada de decisões. Outra frente de evolução é a adoção dos Bots: robôs inteligentes capazes de interagir com os clientes através de Inteligência Artificial e Machine Learning. Dentre os resultados mais eficazes das automações podem ser observados os processos de programação de borderôs para pagamentos (TED e Crédito em Conta), com aproximadamente 12 mil obrigações mensais.

A companhia complementou que nem todos os processos podem ser automatizados. No entanto, uma vez identificada a oportunidade, é necessário ter regras claras de funcionamento, fontes padronizadas e a viabilidade técnica para que os robôs trabalhem de forma eficaz.