A Eletrobras e a Hyperloop Transportation Technologies assinaram um memorando de entendimentos visando prospectar projetos e soluções comuns para o desenvolvimento de um sistema de transporte de altíssima velocidade no Brasil, a partir da utilização de energia elétrica renovável. O sistema hyperloop para passageiros ou cargas será feito por cápsulas que viajam por tubos, podendo atingir até 1.200 quilômetros por hora com conforto e segurança.

Em nota, a estatal afirma ter interesse em utilizar sua capacidade instalada de 96% em fontes consideradas limpas para desenvolver inovações que reduzam os gases de efeito estufa e contribuam para a expansão da economia de baixo carbono.

Sendo assim, a parceria vem para identificar oportunidades para captação de recursos para linhas de estudo de viabilidade, pesquisa e desenvolvimento, compartilhamento de infraestrutura, além de operação energética e investimento no âmbito da geração, transporte e armazenamento.

“A ideia é buscar possibilidades de sinergias para a integração da geração feita pelo sistema HyperloopTT e da rede energética brasileira, viabilizar a utilização da infraestrutura da Eletrobras quando houver sinergia com a plataforma, entre outras possibilidades”, afirma Dirk Ahlborn, presidente e fundador da HyperloopTT.

Em 2019, a empresa especializada em inovações para o transporte, lançou o primeiro estudo abrangente de viabilidade analisando um sistema de hyperloop, constatando que o mesmo é econômico e tecnicamente viável.