Operação da Coelba recupera 4 milhões de kwh desviados

Concessionária desativou 4 ligações clandestinas de energia

A Coelba recuperou mais de quatro milhões de quilowatt-hora em operação realizada nos municípios de Lamarão, Água Fria e Biritinga, no estado da Bahia. Esse total havia sido desviado de quatro unidades consumidoras flagradas furtando energia. A energia desviada, que é o suficiente para abastecer o município de Santa Bárbara por um mês, foi recuperada através da cobrança dos clientes autuados.

Segundo a concessionária, as equipes técnicas atuaram simultaneamente nos três municípios, entre os dias 02 e 04 de fevereiro, e no total foram inspecionadas 50 unidades. Os alvos desta operação foram mapeados através de análises nos softwares da companhia e sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica em suas redes de distribuição.

A distribuidora informou ainda que nas unidades inspecionadas, foram retirados desvios de energia utilizados para manipular a medição, à revelia da empresa. As irregularidades encontradas representavam, também, um risco a segurança da população local, uma vez que as ligações clandestinas foram feitas fora dos padrões técnicos e com fiações expostas. Vale ressaltar que furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão.