Renovigi lança sistema de energia solar off-grid

Solução utiliza bateria de lítio para armazenar energia e é ideal para uso em locais isolados

A Renovigi Energia Solar está lançando um novo sistema “off-grid”. Equipado com uma bateria de lítio para armazenar energia nos períodos em que não há geração, ele funciona totalmente independente da rede elétrica. Ideal para utilização em locais isolados e que demandariam significativo investimento para conexão.

Segundo a empresa, o sistema “off-grid” é simples de usar e de fácil instalação. Com tamanho compacto e leve, pode ser instalado no chão ou suspenso por meio de um suporte. Outro diferencial é o fato da bateria contar com um gerenciador integrado, que a aciona automaticamente quando não há geração, otimizando o desempenho do sistema. O mecanismo permite ainda associar quatro baterias de 9,6kWh por inversor e até dez inversores para aumentar sua capacidade.

A companhia destacou que a solução não é específica para o agronegócio, no entanto, oferece um grande atrativo para este segmento de atividade, beneficiando principalmente as propriedades mais distantes, uma vez que elimina a necessidade de estender o cabeamento de energia para se conectar à rede. Além de reduzir custos e evitar eventuais prejuízos decorrentes da falta de energia elétrica. Para chegar ao sistema “off-grid”, foram oito meses de testes, protótipos, erros e acertos do time de pesquisa e desenvolvimento até chegar no produto ideal.