Fitch afirma ratings da CPFL e subsidiárias com Perspectiva Estável

Avaliação individual incorpora expectativa de manutenção de sólidos resultados operacionais e conservadora alavancagem financeira

A agência de classificação de risco Fitch Ratings afirmou o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’ da CPFL Energia e de suas subsidiárias, CPFL Paulista, CPFL Piratininga, RGE Sul, CPFL Geração e Renováveis, bem como o de suas emissões de debêntures, todos com Perspectiva Estável.

A análise indica a qualidade de crédito consolidada do grupo, que se apoia em fortes vínculos legais, estratégicos e operacionais com os controladores indiretos, a State Grid Corporation of China e a State Grid International Development Limited.

Os ratings refletem a expectativa de manutenção desses vínculos nos próximos anos e a visão de que suportariam um eventual rebaixamento dos índices dos controladores em mais de um grau sem serem pressionados.

Em base individual, a Fitch afirma que as classificações estariam em um patamar semelhante ao atual, e que o robusto perfil de crédito da empresa reflete a sólida posição de mercado, sendo uma das maiores setor elétrico brasileiro, com portfólio adequado para diversificar a forte geração de caixa operacional e diluir riscos operacionais, mais presentes no segmento de distribuição.

A avaliação individual também incorpora a expectativa de manutenção de sólidos resultados operacionais consolidados e de uma conservadora alavancagem financeira, apesar de pressões esperadas sobre o fluxo de caixa livre (FCF) decorrentes de maiores investimentos e dividendos distribuídos.